terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A importância da Gratidão

Gratidão: Reconhecimento por um benefício recebido.

Nos pensamentos de meu coração efervescente, cheguei um dia a entender e perceber o quão desprovida de gratidão eu fui na maior parte da minha vida.

Tudo começou com um gesto muito simples. No dia em que eu completava 34 anos de idade, um grupo no qual eu liderava junto de meu esposo, preparou-me uma festinha surpresa (na verdade nada surpresa hehehehe). Tudo estava singelamente preparado, porém tinha um sabor especial, pois eu tinha um elo emocional forte com aquele grupo - um ministério de louvor. Notei que no bolo, estavam velas com letras que formaram a seguinte palavra: "GRATOS".

Naquele dia eu me enchí de alegria, pois intimamente me perguntava: "será que eles sabem o que realmente abro mão para estar aquí?" E tive a resposta naquele dia. Porém quão longe e egoísta vagava meu coração naquele dia, pois mal eles sabem o que realmente no futuro Deus tratou em minha vida com aquelas velinhas naquele bolinho...

Percebí que a gratidão é uma chave, uma porta de entrada de bênção em nossas vidas. É algo muito pouco demonstrado e até mesmo raramente sentindo.Quando começou vir à mim a luz de Deus sobre isso, fui percebendo o quão ingrata e pequena eu era.


As primeiras pessoas que foram "premiadas" com minha ingratidão foram meus pais. Quando me tornei mãe, virei uma "especialista" em apontar os erros na forma que meus pais me criaram. Meu coração efervescente foi longe, revelando-me ser um tanto rancoroso e cheio de razões para me sentir vítima o suficiente. Não freiava minha mente e ela ia muito, muito longe, me levando ao isolamento emocional.

Depois, foram meus sogros. Meus "óculos virtuais" só enxergavam os defeitos, as falhas. E o pior, esses "óculos" tinham lentes de aumento. Essa ingratidão toda era fruto de uma mente cheia de auto-justiça: eu procurava sempre não me envolver de fato, me resguardar afetivamente, pois eu cria que todos pensavam somente em si próprios. Enfim...

Nesse dia do meu aniversário, o maior presente que recebí, foi essa luz que começou a derreter todo o gelo que estava em meu coração.Começei a perceber o quanto meus pais eram caríssimos a mim, e o quanto se sacrificaram por mim. Começei a ver a presença sempre marcante e forte dos meus sogros em diversas fases de minha vida, sempre prontos a oferecer ajuda. O resultado hoje? Tenho o coração repleto de alegria e de prazer em estar na presença de toda minha família. Hoje sou muito grata à todos eles, irmãos e cunnhados também. Sou grata por Deus pelos meus amigos, por pessoas estratégicas que sempre estiveram ao meu lado. Por fim...sou imensamente grata à Deus...pelo meu marido pelos meus filhos lindos.

Hoje, caminho mais leve, tendo sempre gratidão...ao me sentar na mesa da cozinha dos meus sogros ou estar caminhando na praia ao lado de meus pais e filhos. Brota um sorrisso que vem de dentro da alma...espontâneo e cheio de alegria. Por ter todos eles em minha vida. Sou grata por um dia esse grupo querido ter sido usado por Deus pra me ensinar essa lição tão cara: ser grata!




Um comentário:

  1. Ai, que lindo! Me emocionei ;)

    Te amo amiga,

    Aline

    ResponderExcluir