domingo, 23 de janeiro de 2011

Amor Ágape = Amor Racional

Durante meu tempo de conversão, minha oração era direcionada à Deus para que eu pudesse amar meu marido, minha família e demais pessoas como o amor descrito em 1 Coríntios 13. Quanto mais orava mais ficava aflita por ler aquelas palavras....pensava que até para amar meus filhos (que considero ser o maior amor por mim sentido) faltava algo relacionado a esse texto da Bíblia. Onde diz: "...não se irrita..." eu pensava: "Puxa, eu ainda me irrito com meus filhos!" Como então poderia eu um dia alcançar esse amor? O amor Ágape? Quando eu sentiria meu coração sendo inundado por esse amor que Deus me faria sentir? Quanta ingenuidade... :)

Tipos de Amor:

– Storge: de pai para filho
– Fília: amizade
– Ágape: amor ao próximo; caridade
– Eros: sexual, carnal


Citarei um texto interessante de um livro que atualmente leio:

" ...os gregos usavam o substantivo agapé e o verbo correspondente agapaó para descrever um amor incondicional , baseado no comportamento dos outros, sem exigir nada em troca. (...) Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento, usa a palavra agapé, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor."

Não podemos escolher como nos sentimos, ou o que sentimos, ou como sentimos. Pelo menos não de imediato....mas podemos escolher como nos comportamos. No texto da Bíblia, o amor é:
  • Paciente
  • Benigno (Bondoso)
  • Humilde
  • Respeitoso
  • Generoso
  • Que perdoa sempre
  • Honesto
  • Compromissado
Todas as palavras acimas, não são sentimentos, mas sim COMPORTAMENTOS. Ora, o que Jesus pede nada mais é, que escolhamos nos comportar dessa maneira com todos que nos rodeiam. Não diz respeito a esperar sentir, mas sim a decidir (razão) me comportar da maneira correta frente às pessoas que me rodeiam. Esses comportamentos estão diretamente ligados ao serviço às pessoas, ao amor prático.

Não deixa de ser algo difícil de se praticar, principalmente quando nos lembramos de outro texto que diz em Mateus 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Deixo-vos com esse post que pra mim deu muitos dias a pensar... =)
E vamos decidir amar!


Um comentário:

  1. Eu te amo mãe , e sei que tu me ama bem mais .. então .. é nóis ruiva (:

    ResponderExcluir